O mercado de beleza e bem-estar está em constante evolução, impulsionado pela ampla demanda do público, que está investindo cada vez mais em cuidados pessoais. Diante disso, a tecnologia está sendo aplicada em melhorias de otimização e inovação para produtos e serviços.
O termo “Beauty Tech” foi criado para definir essa convergência entre beleza e tecnologia. Ele envolve quesitos como modernidade, sustentabilidade e eficiência, para acompanhar tendências de um setor em plena expansão.
A indústria da beleza brasileira e mundial, segundo dados
Antes de falarmos sobre tendências de mercado e as aplicações de Beauty Tech, é importante contextualizar a dimensão do segmento da beleza e a potência que ele representa.
Em âmbito global, o Statista estimou a movimentação de US$ 571,1 bilhões em 2023, uma alta de 8% ante 2022. De acordo com projeções, o segmento poderá atingir US$ 663 bilhões no mundo todo e anualmente até 2027.
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo relatório da Euromonitor International, de 2019, incluindo produtos para cabelo, cosméticos como perfumes, hidratantes, higiene bucal, entre outros tipos. Ficamos atrás somente dos Estados Unidos, da China e do Japão.
Entre janeiro e setembro de 2022, a categoria cresceu 13,5%, em relação ao mesmo período de 2021. Esse aumento rendeu uma receita de US$ 128 milhões de faturamento, com exportações para 117 países, de acordo com dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Para a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o sucesso dos produtos nacionais do setor de HPPC se dá por diversos fatores, como a sustentabilidade, as matérias-primas naturais, a associação de branding com a fauna e a flora do nosso país e a tecnologia.
O que é Beauty Tech e como essa tendência está sendo implementada
Grandes marcas do Brasil e do mundo apostam no poder da tecnologia e da inovação para o crescimento do setor de beleza e bem-estar, e isso está relacionado diretamente com as práticas de Beauty Tech.
A modernização faz parte de toda a cadeia produtiva, desde a obtenção e manipulação dos ativos, a concepção da fórmula e do produto, logística e distribuição, até a comercialização, divulgação e gestão de processos.
Algumas das aplicações de Beauty Tech mais famosas representam o uso de inteligência artificial, impressão 3D, realidade aumentada para experiência do usuário e dispositivos cada vez mais tecnológicos, como geladeiras para produtos de skincare, massageadores, máscaras com LED e outros gadgets de beleza.
Todos esses aportes surgiram para otimizar a produção e venda dos itens, impulsionar os resultados da área de beleza e bem-estar, promover experiências únicas aos usuários e agregar valor aos produtos e serviços, com soluções que geram resultados reais e multifuncionais.
Algumas dessas inovações já estão presentes há um bom tempo no mercado, como a escova secadora Mondial e outros produtos que oferecem praticidade no dia a dia. Já outras tecnologias estão surgindo e prestes a ditar os rumos do futuro de uma indústria da beleza 4.0.