Segundo as informações da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos aumentaram em 7,7% nos primeiros dois meses de 2024 e atingiram um total de US$ 262,0 milhões em comércio internacional.
Os dados sobre o comércio exterior do setor são do primeiro bimestre deste ano e apontam um crescimento sólido, mesmo com alguns desafios. As exportações do setor alcançaram US$ 133,5 milhões, representando um aumento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2023.Já as importações chegaram a US$ 128,5 milhões, registrando um aumento de 3,8% comparado aos primeiros dois meses de 2023.
Esses números resultaram em um total de US$ 262,0 milhões em comércio, um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um saldo comercial positivo de US$ 5,0 milhões.
Estão entre os principais produtos exportados:
- Itens para cabelos;
- Sabonetes;
- Cremes para pele.
A América Latina segue como principal destino das exportações do setor de HPPC, com destaque para países como México, Colômbia, Chile e Peru, além de Portugal.
Embora os resultados tenham ficado abaixo das expectativas, as exportações do setor têm mostrado um desempenho robusto nos últimos tempos, crescendo 7,7% em comparação com o aumento de 4,3% nas exportações da indústria de transformação como um todo.
Esses resultados refletema redução de 25,5% nas exportações para a Argentina, principal parceiro comercial para bens de HPPC. O país segue com diferentes problemas internos e sem reservas internacionais, ficando impossibilitado de manter compromissos de pagamento das importações.
O DESEMPENHO DO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024, MESMO ABAIXO DAS EXPECTATIVAS SETORIAIS, FOI POSITIVO, COM CRESCIMENTO NAS EXPORTAÇÕES E UM SALDO COMERCIAL SUPERAVITÁRIO. A PREVISÃO É QUE NOS PRÓXIMOS MESES AS EXPORTAÇÕES POSSAM SEGUIR O MOVIMENTO DE CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO ALCANÇANDO VALORES SIMILARES AOS DE 2023, MANTENDO O SETOR COM UM SUPERAVIT COMERCIAL POR MAIS UM ANO.
Os controladores contribuíram com mais de 66% do total das novas ações emitidas, resultando em um aumento de sua participação acionária para 57,2%. Por sua vez, os acionistas minoritários demonstraram um forte interesse, subscrevendo mais de 75% das ações disponíveis para eles.
Áreas de investimento
O montante arrecadado (R$ 1,25 bilhão) impulsionará a empresa em um período de intensificação de investimentos em áreas-chave, como tecnologia e aprimoramento da experiência do cliente. Isso inclui iniciativas como:
- expansão do Luizalabs;
- melhorias na plataforma de marketplace;
- aprimoramento da experiência do usuário;
- serviços de Advertising (Ads);
- fintech;
- fulfillment;
- e Magalu Cloud.
Além disso, a operação contribuirá para otimizar a estrutura de capital da empresa, resultando em redução de custos financeiros.
Marketplace em alta
No quarto trimestre de 2023, o Magalu registrou um lucro recorrente superior a R$ 100 milhões, enquanto seu caixa ultrapassou os R$ 9 bi. Esse é o terceiro trimestre consecutivo em que a empresa gera caixa operacional. Além disso, a empresa testemunhou um crescimento significativo tanto nas operações das lojas físicas quanto no marketplace, que registrou um aumento de 10% nas vendas durante o último trimestre.